Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2019

UMA BUSCA OBSESSIVA PELOS DESAPARECIDOS POLÍTICOS


UMA BUSCA OBSESSIVA PELOS DESAPARECIDOS POLÍTICOS
Livro relata os últimos passos de seis guerrilheiros que desapareceram ao regressar ao Brasil
A Editora Alameda está lançando a edição atualizada do livro Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?
Nesta obra, o jornalista Aluízio Palmar traz revelações sobre os últimos passos de seis guerrilheiros que estavam na Argentina e desapareceram ao ingressar no Brasil para promover ações armadas no Sul do país. A obra é o resultado de 26 anos de investigação jornalística e verdadeira obstinação em busca das circunstâncias das mortes e da localização da cova onde foram enterrados cinco brasileiros e um argentino, que insistiram em continuar a luta armada contra a ditadura militar, mesmo após a derrota das organizações guerrilheiras em meados de 1974.
 A julgar pelo que conta no livro Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?, Aluízio Palmar não se isolou de algumas das mais arriscadas batalhas de seu tempo: a de uma geração que, cercada pela repressão da ditadura militar, optou pela guerrilha.

O fio condutor da narrativa é a busca a um grupo de desaparecidos políticos. Eles estavam exilados na Argentina e foram atraídos para uma armadilha na região Oeste do Paraná.
A história é simples e, na medida em que é contada  por um dos participantes ativos da resistência aos governos militares, traz ao leitor uma riqueza de detalhes, capaz de convencer também pela lógica e coerência de dados apresentados ao longo do livro.
Durante vinte anos, Palmar se dedicou a buscar pistas que o levasse a descobrir o paradeiro dos desaparecidos políticos. As pesquisas nos arquivos da ditadura, as memórias reveladas no decorrer de suas andanças e as contextualizações, fazem do livro uma obra insubstituível nas bibliotecas de escolas, em especial nas faculdades de história, comunicação, filosofia, direito, dentre outros cursos que prescindem de uma formação e informações sobre alguns dos absurdos que marcaram a história recente do Brasil. O livro é uma verdadeira e didática aula de história contemporânea.
Enfim, é um relato extremamente cuidadoso - do ponto de vista literário, político e afetivo - de uma experiência muitíssima rica, de alguém que viveu intensamente o seu tempo e que conheceu, como poucos de nós, a realidade dessa parte de nosso continente durante o período das ditaduras militares.

SERVIÇO
Lançamento livro Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?
Dia - 26 de abril
Hora - 18h30
Endereço - Livraria da Alameda
Rua 13 de maio 353 - Bela Vista - São Paulo 


"Durante 26 anos procurei saber o que havia acontecido com o grupo de Onofre Pinto que desapareceu em 12 de junho de 1974 após ter entrado no Brasil. Quem diria que a chave para desvendar um dos mistérios mais bem guardados do período ditatorial estava aqui perto, do outro lado do Rio Iguaçu! E o mais inusitado é que só descobri isso depois de passar tanto tempo pesquisando, remoendo, querendo saber as circunstancias das mortes e a localização da cova onde foram enterrados cinco brasileiros e um argentino que insistiram em continuar com a luta armada contra a ditadura após a derrota das organizações guerrilheiras. Buscar Onofre, Lavéchia, Joel, Daniel, Victor e Enrique virou uma obsessão desde que eu voltei do exílio em 1979. às vezes penso que essa idéia fixa era movida pela curiosidade de saber como teria sido minha morte caso eu tivesse aceitado o convite para me integrar àquele grupo."
Sobre o autor
Aluízio Ferreira Palmar nasceu em 24 de maio de 1943, em São Fidélis, Estado do Rio de Janeiro. Em sua juventude estudou na Universidade Federal Fluminense e, devido à sua militância revolucionária foi preso e banido do país, após ter sido trocado, juntamente com outros 69 presos políticos pelo Embaixador da Suíça no Brasil. Depois de passar oito anos entre o exílio e a clandestinidade, deu início, após a Anistia Política, a carreira jornalística que completou 42 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário